top of page

Você tem medo de psicólogo?


Você tem medo de psicólogo?

Muita gente parece que tem medo de mim quando digo que sou psicóloga. Mas você que não conhece um psicólogo, você tem medo de psicólogo?


Eu já me acostumei com a reação de muitas pessoas e já espero as perguntas: "Você só atende gente doida? Você está me analisando? Você deve analisar todo mundo né? Se você me atendesse eu ia te deixar doida? Você sabe quando alguém está mentindo? Você receita remédio? E assim vai...


As pessoas leigas pensam que temos poderes especiais e que usamos o nosso conhecimento a toda hora e em todo lugar. Eu apenas respondo que atendo pessoas normais com dificuldades normais e que sou psicóloga apenas com meus pacientes. Além disso, também digo que o psicólogo é uma pessoa como todo mundo, pois temos família, casa, filhos...


Vejo o medo das pessoas em se mostrarem e se abrirem não apenas para um psicólogo, mas para elas mesmas até. Nós sabemos reconhecer que não estamos bem , sabemos quando algo ou alguém nos incomoda. Sabemos quando estamos bem ou mal.


Para as pessoas que tem medo de psicólogo, é como se o psicólogo fosse desmascarar um defeito ou uma falha apenas com o olhar. Ou o psicólogo vai ver tudo da pessoa com aquela bola de cristal guardada na bolsa!


São muitos mitos em torno da profissão de Psicologia que geram medo e desconforto aos que não conhecem o nosso trabalho. Nosso trabalho está baseado na fala do paciente e nas informações fornecidas por ele. Não nos cabe julgar ou mudar uma pessoa, mas ajudá-la a encontrar saídas para as suas dificuldades e adoecimento.


Os mitos em torno da profissão do psicólogo afastam as pessoas de um tratamento adequado logo no início dos transtornos mentais. Esse fato faz com que a doença mental se cronifique e leve a pessoa a ter muitos prejuízos na vida familiar, social e profissional. E quanto maior o nível de adoecimento mental, mais longo se torna o tratamento.


Uma das funções do psicólogo diante desses mitos é levar informações corretas para que mais pessoas tenham acesso a saúde mental. Por isso a Libertá Psicologia investe em conscientização constante nas mídias sociais.


Estamos trabalhando à serviço da vida!








Texto por Patrícia Machado

Psicóloga clínica

CRP 01/9368


 
Posts Em Destaque
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square

Patrícia Machado é graduada em Psicologia em 2002 pelo UniCeub. 

Tem 22 anos de experiência clínica tendo atendido  mais de 1.000 pacientes nesse período.

Foi também professora de Língua Inglesa por 14 anos. 

Palestrante motivacional e de promoção de saúde mental

Idealizadora e criadora da Pote Terapia Jogos Terapêuticos

Especializações: 

Possui MBA em Clínica Interdisciplinar dos Transtornos Psicopatológicos da Infância e Adolescência pela Universidade Católica de Brasília, 

É especialista em Terapia Cognitivo Comportamental pelo Instituto WP e

É também especialista em Língua Inglesa pela Universidade Católica de Brasília.

 

Cursos e atualizações: 

Argilina pelo Curso Argila Espelho da Auto Expressão .

Cursos de Orientação Vocacional  

Manejo de Perdas e Lutos,

Psicodiagnóstico  

Mindfulness - Atenção Plena 

Pedagogia Sistêmica

bottom of page