top of page

Depressão duplicou durante quarentena de COVID-19.

Depressão duplicou durante quarentena de COVID-19.

Quase todos os dias lemos notícias em jornais, revistas e redes sociais no mundo inteiro relatando aumento de casos de depressão. No Brasil o caso não é diferente.


Pessoas em quarentena ou na linha de frente do combate à doença, como os profissionais de saúde, vêm apresentando quadros de estresse, depressão, medo, raiva e tristeza profunda. Sem falar nos danos à saúde mental em segmentos específicos da população, como os infectados, os que fazem parte de algum grupo de risco, caso dos idosos e indivíduos com problemas psiquiátricos.


Há o medo de ser exposto, ficar doente e morrer, assim como o de perder amigos e parentes. Como efeitos secundários há os problemas econômicos, como o medo de perder o emprego ou parte da renda. Índices de suicídio aumentam quando a economia vai mal, as pessoas se estressam mais quando os tempos são ruins.


O estresse prolongado, as baixas perspectivas de melhoras no cenário atual em curto prazo, a falta de contato social e físico, a perda da rotina, levam as pessoas a entenderem que a vida não tem mais sentido com o que foi perdido e se adoecem mais. A vida na quarentena se tornou sem reforços positivos, sem prazeres que antes eram realizados. Todos esses fatores mostram que a depressão duplicou durante a quarentena de COVID-19.


O caminho para a melhora em casos de depressão não é simples, pois a depressão é uma doença crônica e precisa de tratamento adequado. Em casos leves, mudanças para hábitos mais saudáveis e a busca por novos prazeres cotidianos podem ajudar bastante, além da prática de relaxamento e atividades físicas. Em casos de depressão moderado a grave, o caminho é a procura por profissionais qualificados para realizar o tratamento correto, seja ele psicológico ou psiquiátrico.


Durante a quarentena essa busca por profissionais pode ficar ainda mais simples com o uso da internet. Em poucos cliques você pode encontrar profissionais atendendo presencialmente e pela internet, pela modalidade online. Aqui na Libertá Psicologia temos profissionais capacitados para atender diversos casos de depressão em várias faixas etárias, inclusive na modalidade online. Clique aqui e saiba como funciona a terapia online.



Patrícia Machado da Silva






























Comments


Posts Em Destaque
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square

Patrícia Machado é graduada em Psicologia em 2002 pelo UniCeub. 

Tem 22 anos de experiência clínica tendo atendido  mais de 1.000 pacientes nesse período.

Foi também professora de Língua Inglesa por 14 anos. 

Palestrante motivacional e de promoção de saúde mental

Idealizadora e criadora da Pote Terapia Jogos Terapêuticos

Especializações: 

Possui MBA em Clínica Interdisciplinar dos Transtornos Psicopatológicos da Infância e Adolescência pela Universidade Católica de Brasília, 

É especialista em Terapia Cognitivo Comportamental pelo Instituto WP e

É também especialista em Língua Inglesa pela Universidade Católica de Brasília.

 

Cursos e atualizações: 

Argilina pelo Curso Argila Espelho da Auto Expressão .

Cursos de Orientação Vocacional  

Manejo de Perdas e Lutos,

Psicodiagnóstico  

Mindfulness - Atenção Plena 

Pedagogia Sistêmica

bottom of page