Se eu não quiser mais ir na terapia?
Por diferentes motivos alguns pacientes precisam sair da terapia, porém temem pedir para sair da terapia sem ter a alta formal do profissional. Pode ser por falta de dinheiro, por pensar que não há mais necessidade de ajuda, por falta de tempo, mudança de rotina ou acontecimentos adversos de vida.
Nós psicólogos entendemos que só podemos ajudar a quem nos pede ajuda para resolver algum problema ou adoecimento mental. Por ser uma relação de ajuda, ambas as partes precisam estar dispostas a participar ativamente do trabalho da terapia e para isso necessitam dispor também de tempo para investir na relação terapêutica.
Caso o paciente veja que a ajuda do profissional não é mais necessária ou que por qualquer outro motivo ele não poderá mais continuar a terapia, o próprio paciente pode pedir para finalizar os atendimentos sim.
O ideal nesses casos é fazer uma sessão de fechamento, onde o psicólogo e o paciente primeiro vão conversar sobre os ganhos e melhoras obtidas durante a terapia. Segundo, ambos irão levantar o que não foi plenamente trabalhado para que o paciente esteja atento
Ou o psicólogo pode dar alta para o paciente, vendo que as questões iniciais que o levaram à terapia já foram resolvidas. Aliás ninguém é obrigado a fazer terapia sem vontade, certo?! 😉
Por Patrícia Machado para Libertá Psicologia
Quer saber mais?
61 4141-9004
61 98627-8602
Commenti