Existe contrato na terapia?

Sim! existe contrato na terapia.
Ele pode ser chamado de combinados, regras ou Termo de Prestação de Serviços. Nele estão elencadas as regras e combinados para profissionais e pacientes.
O contrato na verdade nada mais é do que explicar ao paciente as condições para ele ser atendido pela clínica ou profissional. Essas condições e regrinhas dizem respeito ao funcionamento do processo da terapia ao longo dos meses.
Em geral as regrinhas são essas:
1- dias e horários das sessões
2- regras para faltas e atrasos
3- procedimentos nas férias e feriados
4- formas e prazos para pagamentos
5- regras dos convênios para o paciente
7- sigilo profissional
8- regras e prazos para remarcações e desmarcações. Cada profissional ou clínica decide as suas regras e prazos específicos de acordo com suas preferências e condições de trabalho. O mais importante é deixar claro desde o início como tudo acontecerá durante o processo da terapia.
Existem profissionais que preferem não trabalhar com um contrato ou regras escritas. Nesse caso as regras da terapia são passadas oralmente e combinadas desde o início do processo. Independente da forma que o profissional ou a clínica trabalhe, seja passando as regras por escrito ou oralmente, o mais importante é esclarecer como a terapia funciona logo na primeira sessão, para que a terapia possa ocorrer sem imprevistos ou chateações futuras para ambas as partes.
Texto de Patrícia Machado
Psicóloga clínica
CRP 01/9368
.