top of page

Existe contrato na terapia?


Existe contrato na terapia?

Sim! existe contrato na terapia.


Ele pode ser chamado de combinados, regras ou Termo de Prestação de Serviços. Nele estão elencadas as regras e combinados para profissionais e pacientes.


O contrato na verdade nada mais é do que explicar ao paciente as condições para ele ser atendido pela clínica ou profissional. Essas condições e regrinhas dizem respeito ao funcionamento do processo da terapia ao longo dos meses.

Em geral as regrinhas são essas:

1- dias e horários das sessões

2- regras para faltas e atrasos

3- procedimentos nas férias e feriados

4- formas e prazos para pagamentos

5- regras dos convênios para o paciente

7- sigilo profissional

8- regras e prazos para remarcações e desmarcações. Cada profissional ou clínica decide as suas regras e prazos específicos de acordo com suas preferências e condições de trabalho. O mais importante é deixar claro desde o início como tudo acontecerá durante o processo da terapia.


Existem profissionais que preferem não trabalhar com um contrato ou regras escritas. Nesse caso as regras da terapia são passadas oralmente e combinadas desde o início do processo. Independente da forma que o profissional ou a clínica trabalhe, seja passando as regras por escrito ou oralmente, o mais importante é esclarecer como a terapia funciona logo na primeira sessão, para que a terapia possa ocorrer sem imprevistos ou chateações futuras para ambas as partes.








Texto de Patrícia Machado

Psicóloga clínica

CRP 01/9368








.

Posts Em Destaque
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square
bottom of page