O segredo para depressivas conseguirem cuidar da casa
Existe um mito que diz que depressão é só ficar triste ou em casa chorando em cima de uma cama. Ou ainda dizem que quem tem depressão não sai de casa, que é frescura ou preguiça. Esses mitos na verdade só atrapalham as pessoas a melhorarem.
O fato é que a depressão é muito mais do que apenas tristeza e angústia que não passam nem com o tempo e nem com nada que se compre. A depressão traz consigo uma série de prejuízos para a vida do paciente, incluindo sintomas físicos persistentes. Os sintomas físicos são os primeiros que se instalam durante a depressão e também são os últimos que melhoram mesmo com o uso contínuo de medicação e psicoterapia.
Os sintomas físicos mais comuns e persistentes são:
1- cansaço físico e mental mesmo sem esforço físico
2- falta de energia e desmotivação
3- dormir demais ou inversão do ciclo sono e vigília
4- dificuldade de atenção e concentração
5- dificuldades de memória e esquecimentos
6- dores pelo corpo: dores de cabeça, nas costas
7- perda de peso sem dieta e alterações no apetite
As estatísticas são bem realistas ao mostrarem que as mulheres são mais afetadas pela depressão do que os homens. Não por acaso as mulheres acumulam duplas e triplas jornadas de trabalho, cuidando de inúmeras tarefas e pessoas ao mesmo tempo.
Uma das jornadas de trabalho mais prejudicadas é da casa, ou seja, a realização das tarefas domésticas diárias fica para trás ou fica em segundo plano. Isso gera angústia na mulher que deseja cuidar da casa e não tem forças para reagir, mesmo vendo tudo acumulado pela casa.
Então o segredo para as depressivas conseguirem cuidar da casa é: ARRUMAR UM CÔMODO POR DIA e complementando a esse segredo é: FAZER UM POUCO POR DIA, nem que seja 30 minutos por dia.
Para exemplificar, vamos pensar na seguinte rotina:
"Segunda feira eu vou arrumar o quarto
Terça feira eu vou ajeitar a sala
Quarta feira eu vou lavar o banheiro
Quinta feira eu vou organizar a cozinha
Sexta feira eu lavo as roupas
Sábado eu guardo e passo as roupas
Domingo eu descanso"
Dessa forma, o que parece ser muito para se fazer na casa fica menor e mais fácil de ser feito. E mesmo se essas tarefas ainda forem muito por dia, não hesite em pedir ajuda para alguém!
Texto de Patrícia Machado
Psicóloga clínica
CRP 01/9368